terça-feira, 31 de maio de 2011

Reflexão T36 - Contabilidade pública

Formanda: Lúcia Deus
Curso: Técnicas Administrativas 037
Mediadora: Cláudia Castanho
Formador/a: Georgina Cardoso

Objectivos:
Identificar e aplicar as regras da contabilidade pública.
Neste módulo penso ter atingido os seguintes conceitos:
-Enquadramento da reforma da administração financeira do Estado:
-Os tipos de regime dos serviços públicos;
-Noção e os objectivos da contabilidade pública;
-O conceito e os vários tipos de receitas e despesas públicas;
-Definir a classificação orçamental;
-Princípios que condicionam a liquidação das despesas;
-Princípios e regras a observar na elaboração do orçamento de Estado;
-Execução do orçamento: regras a observar, dotações orçamentais, duodécimos e cabimentos;
-Como se realiza a despesa;
-Quais os princípios e regras fundamentais e as suas fases e procedimentos.

Para mim este módulo foi maçador pois este tipo de matéria não me chama a atenção. Não me da prazer, mas a formadora soube como me “incentivar”.
Aprendi coisas que nunca me tinha interessado em saber.
Penso que o conteúdo deste módulo vai ser importante para a profissão de Técnica Administrativa como em cultura geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário